Pouco se fala sobre os milhões de africanos escravizados que foram jogados no fundo dos oceanos durante séculos de escravidão. Por mais de 350 anos, dezenas de milhares de navios foram utilizados para transportar esses seres humanos em condições desumanas, sendo que muitos eram “descartados” pelos mínimos motivos. Com braços e pernas amarrados, esses escravos eram jogados no mar, muitas vezes ainda vivos.
Estima-se que, das 12 milhões e meio de pessoas que saíram da África, quase 2 milhões morreram durante as travessias. Em média, 14 pessoas eram lançadas ao mar por dia, vivas ou mortas. Essa tragédia teve um impacto tão grande que até mudou o comportamento dos cardumes de tubarões no Oceano Atlântico, que passaram a seguir os navios negreiros em busca de comida.
Hoje em dia, esses milhões de cadáveres de africanos escravizados continuam no fundo dos oceanos, um lembrete triste e doloroso de nossa sombria história de opressão e exploração. É importante que lembremos e reconheçamos esses fatos, para que possamos aprender com os erros do passado e construir um futuro mais justo e igualitário para todos.