José Eugênio Soares, conhecido como Jô Soares, nasceu na cidade do Rio de Janeiro, filho do empresário Orlando Heitor Soares e da dona de casa Mercedes Pereira Leal. Seu avô paterno, Francisco Camilo de Holanda, foi presidente da província da Paraíba e seu bisavô materno, Filipe José Pereira Leal, foi diplomata e político no Brasil Imperial. Desde cedo, Jô queria seguir carreira como diplomata, estudando em colégios no Rio de Janeiro e Lausana, Suíça. Porém, percebeu que seu senso de humor e criatividade apontavam para outra direção e decidiu seguir carreira na televisão.
Ele iniciou sua carreira na televisão em 1956, na Praça da Alegria, e se destacou como ator, roteirista, diretor, escritor e apresentador de programas de televisão e rádio. Jô também foi apreciador de jazz e chegou a apresentar um programa de rádio na Jornal do Brasil AM. Sua carreira se estendeu por mais de 60 anos, tornando-se um dos maiores nomes da televisão brasileira.
Jô Soares teve vários relacionamentos ao longo de sua vida. Ele esteve casado com a atriz Therezinha Millet Austregésilo entre 1959 e 1979, e juntos tiveram um filho chamado Rafael Soares, que infelizmente faleceu em 2014 devido a transtornos do espectro autista. Entre 1980 e 1983, ele se casou com a atriz Sílvia Bandeira, e em 1984, começou a namorar a atriz Cláudia Raia, relacionamento que durou dois anos. Ele também namorou a atriz Mika Lins e em 1987, se casou com a designer gráfica Flávia Junqueira Pedras, de quem se separou em 1998.
O apresentador também sofria de Transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) e era sobrinho de Togo Renan Soares, conhecido como “Kanela”, ex-treinador da Seleção Brasileira de Basquetebol. Ele falava cinco idiomas com diferentes níveis de fluência: português, inglês, francês, italiano e espanhol, e tinha bons conhecimentos de alemão. Ele também traduziu um álbum de histórias em quadrinhos de Barbarella, criação do francês Jean-Claude Forest. Ele era católico e devoto de Santa Rita de Cássia.
Em 25 de julho de 2014, ele foi internado no Hospital Sírio-Libanês para tratar de uma pneumonia, permanecendo no hospital por 22 dias. Em 31 de outubro de 2014, infelizmente, seu único filho, Rafael Soares, faleceu no Hospital Samaritano, na Zona Sul do Rio de Janeiro. Em 3 de novembro, Jô dedicou seu programa ao seu filho e falou sobre sua história. Em 4 de agosto de 2016, ele foi eleito para a Academia Paulista de Letras, assumindo a cadeira 33, que pertenceu ao escritor Francisco Marins.
Jô Soares faleceu em 5 de agosto de 2022, aos 84 anos, no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Ele estava internado desde 28 de julho para tratar uma pneumonia. A notícia de sua morte foi confirmada pela ex-esposa, Flávia Pedras, e pela assessoria de imprensa do apresentador. Embora o hospital não tenha divulgado a causa da morte, é sabido que ele sofria de insuficiência renal e cardíaca, estenose aórtica e fibrilação arterial. A morte de Jô causou grande comoção no Brasil e no mundo, e muitas personalidades e autoridades prestaram homenagem a ele. Emissoras de televisão como a TV Globo, SBT, TV Cultura, Rede Bandeirantes e Viva alteraram suas programações previstas para 5 e 6 de agosto para exibir trabalhos e entrevistas com o humorista.