Os apóstolos foram um grupo de discípulos escolhidos por Jesus para espalhar o ensinamento cristão e estabelecer a igreja cristã. Eles foram fundamentais na difusão do cristianismo durante os primeiros séculos da era cristã e sofreram perseguições e martírios por sua fé. Neste artigo, exploraremos a morte de cada um dos 12 apóstolos, incluindo São Pedro, São Tiago, São João, São André, São Filipe, São Bartolomeu, São Mateus, São Tomé, São Judas Tadeu, São Simão, o Zelote, e Judas Iscariotes.
São Pedro: Crucificado de Cabeça para Baixo
São Pedro, um dos principais apóstolos de Jesus, foi crucificado de cabeça para baixo em Roma durante o reinado do imperador Nero. Ele havia sido preso e condenado por sua fé cristã e foi martirizado de forma alegórica à sua negação de Jesus antes da crucificação. São Pedro foi um dos primeiros mártires cristãos e é considerado o primeiro papa da igreja católica.
São Tiago, o Maior: Morto a Golpes de Espada
São Tiago, o Maior, foi um dos doze apóstolos de Jesus e irmão de João, um outro apóstolo. Ele foi martirizado a golpes de espada por ordem do rei Herodes Agripa I, que era hostil ao cristianismo e perseguiu os seguidores de Jesus. São Tiago é considerado o patrono da Espanha e é reverenciado como um santo pelas igrejas cristãs.
São João: Exilado na Ilha de Patmos e Morreu de Velhice em Éfeso
São João, um dos apóstolos mais proeminentes de Jesus, foi exilado na ilha de Patmos durante o reinado do imperador romano Domiciano. Lá, ele teve visões que foram registradas no livro do Apocalipse, um dos livros do Novo Testamento. Após o exílio, São João retornou a Éfeso, na Turquia moderna, onde morreu de velhice. Ele é considerado o apóstolo que viveu por mais tempo e é venerado como um santo pelas igrejas cristãs.
São Tiago, o Menor: Morto a Golpes de Espada
São Tiago, o Menor, era irmão de São Tiago, o Maior, e também foi um dos apóstolos de Jesus. Ele foi martirizado a golpes de espada por ordem do rei Herodes Agripa I, assim como seu irmão. São Tiago, o Menor, é venerado como um santo pelas igrejas cristãs e é considerado o patrono da Espanha, assim como seu irmão.
São André: Crucificado em Patras
São André foi um dos primeiros apóstolos a seguir Jesus e irmão de Pedro. Ele foi crucificado em Patras, na Grécia, durante o reinado do imperador romano Nero. São André foi crucificado em uma cruz em forma de “X”, que ficou conhecida como a “cruz de São André”. Ele é venerado como um santo pelas igrejas cristãs e é considerado o patrono da Escócia, Rússia e Ucrânia.
São Filipe: Crucificado em Hierápolis
São Filipe foi um dos apóstolos de Jesus e um dos sete diáconos escolhidos para ajudar na distribuição de alimentos entre os cristãos pobres em Jerusalém. Ele foi crucificado em Hierápolis, na Turquia moderna, durante o reinado do imperador romano Nero. São Filipe é venerado como um santo pelas igrejas cristãs e é considerado o patrono da França.
São Bartolomeu: Crucificado ou Morto a Golpes de Espada em Abjer ou Hierápolis
São Bartolomeu, também conhecido como São Nathanael, foi um dos apóstolos de Jesus e um dos sete diáconos escolhidos para ajudar na distribuição de alimentos entre os cristãos pobres em Jerusalém. Ele foi martirizado de uma das duas maneiras mencionadas acima, mas os relatos diferem quanto à localização exata e à forma de sua morte. São Bartolomeu é venerado como um santo pelas igrejas cristãs e é considerado o patrono da Armênia.
São Mateus: Morto a Golpes de Espada em Etiópia
São Mateus, também conhecido como São Lucas, era um publicano e um dos apóstolos de Jesus. Ele é autor do Evangelho de São Mateus, um dos livros do Novo Testamento. São Mateus foi martirizado a golpes de espada enquanto pregava o cristianismo na Etiópia. Ele é venerado como um santo pelas igrejas cristãs e é considerado o patrono dos banqueiros.
São Tomé: Morto a Golpes de Lança em Meliapur, na Índia
São Tomé, também conhecido como São Judas Tadeu, era um dos apóstolos de Jesus e ficou conhecido por duvidar da ressurreição de Jesus. Ele viajou para a Índia, onde pregou o cristianismo e foi martirizado a golpes de lança em Meliapur. São Tomé é venerado como um santo pelas igrejas cristãs e é considerado o patrono das arquitetos.
São Judas Tadeu: Morto a Golpes de Espada em Abjer
São Judas Tadeu, também conhecido como São Tomé, foi um dos apóstolos de Jesus e foi martirizado a golpes de espada em Abjer, na Turquia moderna. Ele é venerado como um santo pelas igrejas cristãs e é considerado o patrono das viagens e dos viajantes.
São Simão, o Zelote: Crucificado em Jerusalém
São Simão, o Zelote, era um dos apóstolos de Jesus e ficou conhecido pelo seu zelo pela causa de Cristo. Ele foi crucificado em Jerusalém durante o reinado do imperador romano Nero. São Simão é venerado como um santo pelas igrejas cristãs e é considerado o patrono da Rússia.
Judas Iscariotes
Judas Iscariotes foi um dos apóstolos de Jesus, mas traiu Jesus ao entregá-lo para ser preso e condenado à morte. Ele depois se arrependeu de sua traição e tentou devolver o dinheiro que havia recebido pelo delato, mas acabou se suicidando. Os relatos sobre a localização exata e a forma de sua morte são controversos. Alguns dizem que ele se enforcou em um arbusto de sabugueiros, enquanto outros afirmam que ele foi morto a golpes de espada em Kiriath-Jearim, perto de Jerusalém. Judas Iscariotes não é venerado como um santo pelas igrejas cristãs.