Bruce Lee nasceu em 27 de novembro de 1940 em San Francisco, Califórnia, mas passou a infância em Hong Kong. Seu pai, Lee Hoi-chuen, era um ator famoso em Hong Kong e Bruce seguiu os passos do pai, começando a atuar ainda criança. Quando ele tinha 3 anos de idade, sua família se mudou de volta para Hong Kong e ele começou a estudar wushu, uma arte marcial chinesa.
Lee foi uma criança ativa e teve problemas com a disciplina na escola. Ele foi expulso de duas escolas antes de completar 16 anos de idade e foi enviado para os Estados Unidos para viver com um tio em San Francisco. Lá, ele terminou o ensino médio e começou a estudar filosofia e literatura em uma faculdade local.
Enquanto estudava nos Estados Unidos, Lee começou a praticar artes marciais com mais afinco e também começou a treinar outros estudantes.
Lee começou a sua carreira como ator ainda criança, aparecendo em filmes e séries de televisão em Hong Kong. Em 1971, ele se mudou para os Estados Unidos e começou a atuar em Hollywood. Seu primeiro papel de destaque foi na série de televisão “O Homem Dragão”, que foi um sucesso internacional e o lançou para a fama. Alguns de seus outros filmes famosos incluem “Enter the Dragon”, “Way of the Dragon” e “Game of Death”.
Além de sua carreira no cinema, Lee também era um treinador de artes marciais e um defensor do treinamento físico e mental. Ele escreveu vários livros sobre o assunto, incluindo “O Jeet Kune Do: A Arte do Combate sem Combate”, que se tornou um best-seller. Ele acreditava que as pessoas deveriam ser capazes de se defender a si mesmas, independentemente de seu tamanho ou força, e lutou pelos direitos dos imigrantes asiáticos nos Estados Unidos.
Em 1964, Lee se casou com Linda Emery e juntos tiveram dois filhos, Brandon e Shannon Lee. A família se mudou para Hong Kong em 1971, onde Lee começou a atuar em filmes de artes marciais e a tornar-se uma estrela internacional. Infelizmente, Lee morreu prematuramente aos 32 anos em 1973, deixando para trás uma esposa e dois filhos jovens.
Existem várias teorias da conspiração sobre a sua morte, mas nenhuma delas foi comprovada ou tem um apoio sólido. A causa oficial da morte de Bruce Lee foi edema cerebral, que é um acúmulo de líquido no cérebro. Algumas das teorias da conspiração mais conhecidas incluem a ideia de que ele foi assassinado por um membro de um gangue de triads, que ele foi envenenado por inimigos políticos, e que ele foi vítima de um mau atendimento médico. No entanto, não há evidências concretas para apoiar essas teorias e é mais provável que a morte de Bruce Lee tenha sido um trágico acidente.
Mesmo depois de sua morte, Bruce Lee continua a ser lembrado como uma lenda do cinema e das artes marciais. Seu legado inspira e influencia pessoas em todo o mundo através de suas palavras, suas ações e sua filosofia. Sua imagem é reconhecida em todo o mundo e suas técnicas de luta ainda são ensinadas e praticadas hoje em dia.
O site oficial do Bruce Lee é www.brucelee.com.