No cristianismo, existem sete arcanjos que desempenham papéis importantes em diversas histórias bíblicas. Entre eles está Uriel, que é conhecido por ter ajudado a salvar João Batista, primo de Jesus, durante o massacre dos inocentes. Uriel é mencionado em diversas tradições místicas judaicas medievais, além de ter um papel importante na obra Virgem das Rochas de Leonardo da Vinci. Este artigo explora o papel de Uriel na tradição cristã e na cultura popular, bem como seu papel como Anjo do Domingo e Anjo da Poesia.
A história de Uriel e João Batista
De acordo com a tradição cristã, quando Herodes ordenou o massacre dos inocentes para tentar matar Jesus, Uriel interveio para salvar João Batista, que era primo de Jesus. Uriel carregou João e sua mãe, Santa Isabel, para se juntarem à Sagrada Família após sua fuga para o Egito. Essa reunião é retratada na obra Virgem das Rochas de Leonardo da Vinci, que mostra Uriel segurando um bebê em seus braços enquanto a Virgem Maria, São João Batista e um anjo observam a cena.
Além de seu papel no resgate de João Batista, Uriel é considerado um arcanjo importante em várias tradições místicas judaicas medievais. Ele é frequentemente retratado como um anjo da guarda e um protetor da humanidade. Em algumas tradições, Uriel é visto como um anjo do fogo e da iluminação divina. Ele também é considerado um guia espiritual, capaz de ajudar as pessoas a encontrarem seu propósito na vida.
Anjo do Domingo e Anjo da Poesia
Uriel é associado a dois aspectos importantes da cultura popular: o Domingo e a Poesia. Na tradição cristã, Uriel é conhecido como o Anjo do Domingo, pois é considerado o arcanjo responsável por trazer a luz divina para o primeiro dia da semana. Acredita-se que Uriel traga alegria e vitalidade para o Domingo, tornando-o um dia especial para a adoração e celebração.
Além disso, Uriel é considerado o Anjo da Poesia, pois é visto como um patrono das artes e da criatividade. Ele é frequentemente invocado por escritores e poetas que buscam inspiração divina para suas obras. Acredita-se que Uriel possa ajudar a desbloquear a criatividade e a imaginação das pessoas, permitindo-lhes criar obras verdadeiramente inspiradoras.
Sua história e legado são uma prova da capacidade dos arcanjos de influenciar e inspirar as pessoas em muitas áreas diferentes da vida.
Fontes: [1] “A mais antiga referência ao sistema dos sete arcanjos aparece no cap. XX do Livro de Enoque (o Enoque Etíope), os quais são chamados de Miguel, Gabriel, Rafael, Uriel, Raguel, Zerachiel (ou Saraqael) e Ramiel Os quatro primeiros nomes permanecem inalterados em todas as listas feitas posteriormente por outros textos angelológicos.” URL: https://pt.wikipedia.org/wiki/Os_sete_arcanjos
[2] “O Anjo Uriel luta para que estejamos sempre cheios de alegria. Ele acredita que essa é a nossa verdadeira fonte de energia espiritual e vital. A felicidade age sobre nós como um remédio para a alma, ameniza dores e angústias. Esse Arcanjo está sempre de prontidão à quem lhe pede por auxílio, por felicidade. Ele nos guia por caminhos que …” URL: https://www.iquilibrio.com/blog/espiritualidade/anjos/arcanjo-uriel/
[3] “O Arcanjo São Gabriel aparece no Antigo Testamento e também nos Evangelhos, quando faz o anúncio a Zacarias de que vai nascer o seu filho São João Batista (cf. Lc 1,11-20) e, principalmente, quando anuncia para a Santíssima Virgem Maria que ela será a Mãe de Jesus (cf. Lc 1,26-38).” URL: https://pt.aleteia.org/2017/09/29/existem-7-arcanjos-mas-so-conhecemos-3-deles/
[4] “Os três arcanjos ocupam as mais altas esferas dessa hierarquia angélica. Também eles têm tarefas semelhantes às dos anjos comuns, mas os seus deveres são ainda maiores e mais importantes. Sua é a tarefa de contemplar Deus, dia e noite, para glorificá-lo incessantemente, preservando e protegendo o seu mistério.” URL: https://www.holyart.pt/blog/santos-e-abencoados/arcanjos-quem-sao-qual-sua-funcao/