A Peaky Blinders foi uma gangue de rua formada por jovens da classe trabalhadora em Birmingham, Inglaterra, que esteve ativa no final do século XIX até a década de 1910. A extrema pobreza na área urbana levou à formação da gangue, que se envolvia em assaltos, agressões, jogos de azar ilegais e extorsões.
Credit @lorenzofolli_history_in_color
A gangue cresceu em número e conseguiu exercer controle sobre a área por mais de 30 anos. Os membros da Peaky Blinders usavam boinas com lâminas de barbear costuradas na parte interna, que eram usadas como armas em lutas de rua. Eles também usavam roupas elegantes, como ternos de tweed e botas de couro.
Hoje em dia, a história dos Peaky Blinders é bastante conhecida graças à série de televisão que leva o mesmo nome. A série é baseada nas atividades da gangue e retrata a vida dos membros da Peaky Blinders em Birmingham.
Embora seja uma história fascinante, é importante lembrar que a violência e a pobreza extrema que levaram à formação da gangue não são algo a ser romantizado. No entanto, é interessante ver como a história da Peaky Blinders reflete a realidade de muitas gangues de rua em todo o mundo.